Gestão Global de Resíduos
Com capacidade de intervenção em qualquer ponto de Portugal Continental, e via parcerias nas regiões Autónomas, com meios humanos e materiais especializados, a BLUEOTTER consegue oferecer um inegável leque de soluções técnicas para a gestão dos resíduos gerados pelas empresas em todos os sectores de atividade.
Ler mais- Gestão, Tratamento e Valorização de resíduos
- Operações de destruição: produtos fora de validade, obsoletos e descontinuados, rejeitados de produção
- Recolhas programadas de resíduos industriais não perigosos
- Recolha e gestão de resíduos orgânicos e subprodutos de origem animal
- Gestão de centros de triagem no produtor
- Gestão de parques de resíduos, com meios humanos in situ
- Circuitos internos de recolha de resíduos
- Fornecimento de embalagens e contentores para acondicionamento de resíduos
- Recolhas reativas perante emergências e situações imprevistas
- Encaminhamento dos resíduos para destinos finais adequados e licenciados
- Consultadoria e apoio técnico
A sua experiência acumulada – seja técnica e operacional, nos mais de 40 anos de atividade de gestão de resíduos industriais, com a operacionalização em milhares de clientes de todo o espectro da economia nacional.
Sendo detentora de Centros de Tratamento e armazenagem de resíduos licenciados com áreas de atuação em todo o país, a BLUEOTTER reúne as condições que permitem aos seus clientes um controlo efetivo de todas as etapas do processo (transporte, triagem, acondicionamento e encaminhamento a respetivas fileiras), aliando ainda o melhor resultado económico e o cumprimento das obrigações legais.
A BLUOTTER dispõe de uma frota de veículos e contentores diversificada, que responde aos requisitos das todas as fileiras de resíduos com cobertura nacional e operada por colaboradores especializados.
Garante um acompanhamento dinâmico e pró-ativo da gestão do contrato com o Cliente, seja no seu Gestor Comercial, nos serviços de Logística ou de Manutenção.
A BLUEOTTER privilegia as soluções de valorização e reciclagem de resíduos nos seus Centros de Receção que cobrem o país, reduzindo as quantidades de deposição de resíduos em aterro.
Produção de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR)
A dificuldade de reciclar material de muitos dos resíduos geridos, seja pelo facto de estarem misturados – resíduos indiferenciados, seja pelas suas características físico-químicas, encontra solução de valorização na transformação destes resíduos em CDR, que podem ser utilizados em algumas unidades licenciadas para o efeito.
Operações de Destruição
Em algumas das nossas unidades, procedemos a operações de destruição de diversos produtos, seja por estarem fora do prazo de validade, contrafação, confidencialidade ou por opções de gestão. Algumas dessas operações são acompanhadas por autoridades fiscais e aduaneiras.
Resíduos de construção e demolição
A atividade de gestão dos RCD contempla o armazenamento, a triagem, a valorização e reciclagem dos materiais, com possibilidade de incorporação em obras e processos de pavimentação.
FORMAS DE ACTUAÇÃO:
- Identificação da tipologia dos resíduos a produzir em obra (quantidades, acondicionamento)
- Planeamento da separação de resíduos e definição de metodologias de movimentação internas para os meios de acondicionamento
- Identificação e definição de um plano para a gestão dos resíduos perigosos: solos contaminados, óleos, amianto
- Definição de objetivos que visem a reutilização, reciclagem, valorização e finalmente aterro
- Operação com empresas de transporte e destinos finais licenciados
- Transporte de resíduos
- Preocupação com o cumprimento da legislação e com o alcance das metas de reciclagem e de reutilização definidas
- Colaboração na elaboração do Plano de Gestão de Resíduos em Obra
- Elaboração e gestão de documentação
A BLUOTTER desenvolve uma atividade na área da “Gestão Integrada de Subprodutos de Origem Animal (SPOA) – Categoria 3”, contemplando o acondicionamento, rotulagem, armazenamento, recolha, transporte e tratamento em unidades licenciadas.
TIPOS DE SPOA:
- Subprodutos de pescado (peixe e mariscos): aparas, vísceras e outros restos de peixe, pescado fora de prazo cru a granel ou embalado (cuvetes ou vácuo)
- Subprodutos de carne (vaca, porco, ovino/caprino e aves): aparas, ossos ou restos de carne, peças de carne fora de prazo, sebo, a granel ou embalados (cuvetes ou vácuo) enquanto crus
- Subprodutos de géneros alimentícios: lacticínios; ovo, pré-cozinhados com lacticínios, ovos, carne ou pescado; produtos transformados (fiambre, queijos, manteigas), mel ou produtos apícolas, alimento para animais de companhia fora de prazo ou deteriorados.