A recolha de resíduos orgânicos é uma solução eficaz para reduzir o desperdício e tornar as cidades mais sustentáveis. Esta prática consiste na transformação de restos de comida em energia renovável, evitando a necessidade de criar mais circuitos de recolha ou de aumentar a quantidade de contentores nas ruas.
O modelo é simples: os municípios podem distribuir pequenos contentores domésticos e sacos próprios pelos cidadãos, para que estes separem os restos de comida que lhes sobrarem. Depois, os sacos são colocados no contentor de lixo comum e são recolhidos como habitual. Num centro de tratamento, os biorresíduos são identificados e encaminhados para serem reaproveitados na produção de energia.
Além de poupar o ambiente, este sistema reduz custos operacionais ao evitar a necessidade de mais recolhas de resíduos e de mais contentores disponíveis no terreno. Há ainda um impacto positivo na reciclagem de outros materiais. Isto porque, por norma, quem adota a separação de resíduos orgânicos tende a fazer o mesmo para o papel, plástico e vidro, alimentando assim todo o sistema, o que o torna mais eficiente.
Face às atuais metas ambientais cada vez mais exigentes, a recolha de resíduos orgânicos pode ser uma solução estratégica para reduzir a deposição de resíduos em aterro e de melhorar a gestão dos nossos resíduos. A Blueotter acredita que implementar soluções simples e eficazes, como esta, é essencial para um futuro mais sustentável.