Menu
Circular Citri proRESI

Cimeira Climática da ONU foi um sucesso

2019/9/25

Terminou a 23 de setembro a cimeira do Clima da ONU, onde cerca de 77 países comprometeram-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa para zero até 2050, enquanto 70 países anunciaram que irão implementar planos de ação nacionais até 2020. Mais de 100 líderes empresariais assumiram ações concretas para se alinharem com as metas do Acordo de Paris e acelerar a transição da economia cinzenta para a verde.
Muitos países e mais de 100 cidades - incluindo muitas das maiores do mundo - anunciaram também importantes e novos passos para combater a crise climática. Muitos países menores, incluindo os pequenos Estados insulares e em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, foram entre aqueles que fizeram as maiores promessas, apesar de terem contribuído menos para o problema.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, ao encerrar a Cimeira, assumir: “Voces deram um impulso importante de cooperação e ambição. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer. ”
“Precisamos de planos mais concretos, mais ambição de mais países e de mais empresas. Precisamos de todos, de instituições financeiras, públicas e privadas, para escolher, de uma vez por todas, a economia verde ”.

Estes foram alguns dos anúncios mais relevantes:

  • A França anunciou que não entraria em qualquer acordo comercial com países com políticas contrárias ao Acordo de Paris;
  • A Alemanha comprometeu-se com a neutralidade carbononica até 2050;
  • 12 países hoje assumiram compromissos financeiros com o Green Climate Fund, o órgão financeiro oficial, um mecanismo para auxiliar os países em desenvolvimento nas práticas de adaptação e mitigação para combater as Alterações Climáticas. Isso é um acréscimo aos recentes anúncios da Noruega, Alemanha, França e Reino Unido, que duplicaram as suas contribuições atuais.
  • O Reino Unido anunciou uma contribuição adicional, duplicando a sua contribuição geral para o período de 2020 a 2025
  • A Índia comprometeu-se a aumentar a capacidade de energia renovável para 175gw até 2022 e ir aumentando para 450GW
  • A China disse que reduziria as emissões em mais de 12 bilhões de toneladas anualmente e seguiria um caminho de redução de emissão de CO2.
  • A União Europeia anunciou que pelo menos 25% do próximo orçamento da UE será dedicado a atividades relacionadas com o clima.
  • A Federação Russa anunciou que ratificará o Acordo de Paris, elevando para 187 o número de países que aderiram ao Acordo.
  • E o Paquistão disse que plantaria mais de 10 bilhões de árvores nos próximos cinco anos.

Leia o resumo completo aqui.