Os portugueses estão mais atentos às questões ambientais e a procurar marcas sustentáveis. Um estudo da Boston Consulting Group (BCG) mostra que a maioria está disposta a pagar cerca de mais 10% por produtos que tenham menos impacto no ambiente, especialmente em categorias essenciais como energia, alimentação, higiene e vestuário.
As empresas que apostam em práticas sustentáveis, como o uso de materiais reciclados, menos embalagens ou a compensação de emissões de carbono, têm mais probabilidades de conquistar os consumidores portugueses. Este é um indicativo importante para perceber que Portugal tem crescido quanto à necessidade de promover boas práticas no nosso dia a dia quanto à necessidade de preservar o planeta e promover a sustentabilidade.
A energia foi a categoria que mais se destacou em 2024, com 57% dos inquiridos a dizer que pagariam mais por opções sustentáveis. Produtos alimentares (56%), de higiene (55%) e roupa (53%) também mostraram grande interesse dos consumidores em escolher opções que poupem o ambiente.
No entanto, nem sempre a intenção de consumir de forma sustentável se reflete na prática. Apenas 32% das pessoas afirmaram considerar regularmente o impacto ambiental ao comprar, e muitos apontaram a falta de informação ou questões financeiras como barreiras. Existe ainda um caminho a percorrer na partilha do consumos informado bem como no preço final deste tipo de produtos.
Na Blueotter, acreditamos que o caminho para um futuro mais sustentável depende de escolhas conscientes, que ganham força quando todos contribuímos em conjunto. Marcas e consumidores têm, juntos, a oportunidade de criar um impacto positivo no planeta e de construir um futuro mais sustentável.