Menu
Circular Citri proRESI

A inteligência artificial e a redução do plástico

2023/11/17

Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial, que pode ajudar na redução de plástico em 89% até 2040.

Através de uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida por um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, já é possível visualizar como pode evoluir a poluição por plástico, na Terra. Segundo a plataforma online, se não forem tomadas medidas, a poluição anual derivada por plástico, em 2050, será de 108,4 milhões de toneladas.

Os investigadores esperam que esta ferramenta de análise seja útil nas negociações internacionais, que decorrem entre 13 de 19 de novembro, na sede do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, em Nairobi, no Quénia.

Douglas McCauley, professor na Universidade da Califórnia e um dos membros da equipa, defende a importância da criação de um tratado vinculativo, referindo que “Um tratado fraco pode ser pior do que não existir tratado algum”. Segundo a equipa, os resíduos plásticos que atualmente não são tratados, pode diminuir em 89%. Neste sentido, com um tratado forte, onde haja um envolvimento de nove políticas de redução dos plásticos, pode ser possibilitar a quase eliminação destes resíduos em 2040.

A Blueotter, preocupa-se cada vez mais com a sustentabilidade ambiental, defendendo a adoção de comportamentos que promovam o bem-estar social e ambiental em todo o Planeta.