Menu
Circular Citri proRESI

Um exemplo que vem de cima - Governo proíbe plásticos

2018/10/19

Foi aprovada a 18 de outubro de 2018, em Conselho de Ministros, uma resolução que define as medidas para a redução do consumo de papel, de consumíveis de impressão, e de produtos de plástico na Administração Pública.

O objetivo é reduzir em 25%, num ano, a despesa com consumo de papel e consumíveis e definir como regra a proibição do recurso a loiça de plástico.

Uma medida que terá impacto financeiro positivo, mas que acima de tudo lança o mote para o resto do país. Um exemplo que vem de cima e que beneficia de forma muito clara o meio ambiente.

Um exemplo desta nova medida serão os próprios comunicados do Conselho de Ministros, que a partir da próxima reunião do Governo já não serão distribuídos em papel, como habitualmente, aos jornalistas, passando a estar apenas disponíveis na página de internet do executivo.

A Resolução terá caráter vinculativo para a administração direta e indireta do Estado, incluindo os institutos públicos de regime especial, para os gabinetes dos membros do Governo, e para o setor empresarial do Estado, aplicando-se, a título facultativo, à administração autónoma. O cumprimento dos objetivos fixados será avaliado a 31 de janeiro de 2020.

Podes ler a resolução aqui.