Menu
Circular Citri proRESI

Dar nova vida aos Resíduos

2021/4/19

A valorização orgânica de resíduos consiste, sucintamente, em dar uma nova vida aos resíduos que, de outra forma, seriam armazenados em aterros sanitários. Esta forma de reutilizar os resíduos urbanos socorre-se das mais sofisticadas tecnologias e é cada vez mais utilizada em relação à maior parte dos resíduos, contribuído desta forma para um planeta mais sustentável.

Na Blueotter estamos conscientes das metas e estratégias fixadas no que diz respeito à gestão dos resíduos orgânicos, bem como das políticas a nível europeu e nacional, para soluções de reutilização, reciclagem e outras formas de valorização.

Com efeito, temos capacidade de tratamento e valorização anual de resíduos orgânicos em Biopilha, Compostagem e Combustíveis Alternativos.

Relativamente à valorização orgânica em Biopilha, temos a capacidade de tratamento de 54.000 toneladas, repartidas pelas nossas unidades de Setúbal e Alenquer. O recurso à valorização orgânica em Biopilha é um método ecológico de recuperação ambiental de resíduos orgânicos e de solos, que apresenta uma relação custo-benefício superior aos meios tradicionais de remoção físico-química dos contaminantes.

No que toca à valorização orgânica em compostagem, temos em desenvolvimento uma moderna e inovadora unidade de tratamento e valorização de resíduos orgânicos por compostagem, com capacidade de tratamento de 60.000 toneladas/ano. Esta unidade permitirá obter um composto orgânico de qualidade para aplicação na agricultura. O composto será sujeito a um rigoroso controlo em alinhamento com a atual lei dos fertilizantes e corretivos orgânicos.

Por fim, a nossa área de valorização e produção de Combustíveis Alternativos detém duas linhas de produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduos) em Setúbal e Alenquer, que processam resíduos sem potencial de reciclagem para aproveitamento como combustível em unidades industriais, com uma capacidade de processar 80.000 toneladas/ano.

Na Blueotter estamos profundamente empenhados e comprometidos com a tarefa de tornar o nosso Planeta mais verde e sustentável.

Aquilo que prometemos é continuar a fazer a nossa parte!