Começa a aumentar a pressão na Austrália para a construção de incineradoras para queimar resíduos. Será que é este o caminho certo? Os Suecos pensam que sim. Mas o Correspondente Estrangeiro da ABC enviou para a Suécia Craig Reucassel, da War on Waste, para investigar.
Então, o trabalho de incineração pode ser limpo? É rentável?
Num momento em que a China parou de consumir muitos dos recicláveis da Austrália, será que o investimento neste tipo de infraestruturas significa que os recicláveis acabarão por ser queimados?
A Suécia é considerada uma referência na gestão de resíduos. Por isso, Craig Reucassel, da War on Waste, foi à Suécia para ver se é lá que se encontra a solução para a crise dos resíduos da Austrália.
Os suecos só depositam em aterro 1% dos seus resíduos e o governo chega a reivindicar uma fenomenal taxa de reciclagem de 99%. Mas será que é mesmo tudo corre assim tão bem?
A peça central da estratégia de gestão de resíduos da Suécia é a rede de 34 incineradoras de resíduos que transformam resíduos em energia elétrica e energía para aquecimento.
Veja a peça completa clicando aqui