Menu
Circular Citri proRESI

Protege a Natureza durante as férias

2020/8/3

Uma parte significativa da população portuguesa aproveita os meses de verão para usufruir da imensa costa marítima e das praias espetaculares que o país tem.

Ir de férias é um momento importante para descansar, para repor baterias e para preparar animicamente o próximo ano, mas em que devemos ter especial atenção à pegada ambiental que vamos deixar nos locais que visitamos, especialmente se se tratarem de praias, ou outros espaços de natureza.

  1. O lugar dos resíduos é no caixote - As praias, por regra, têm caixotes bem identificados onde deves deixar os resíduos que fizeres. Se a praia não for vigiada, não te esqueças de levar um saco para deitares fora o lixo à volta da praia.
  2. Leva um saso - esta dica é útil não só para o caso da praia não ser vigiada, mas também por uma questão de jeito, até porque às vezes o areal é grande e nem sempre o caixote está perto do sítio onde estás.
  3. Evita os descartáveis de plástico - Especialmente quando são pequenos, pois facilmente se perdem, ou voam com o vento e trazem um risco acrescido para o ambiente e vida marinha.
  4. Leve material reutilizável - como copos, garrafas e outros utensílios. A reutilização tem um impacto positivo na nossa pegada ambiental.
  5. Proteja a suas coisas - Quantas vezes já não fomos surpreendidos por uma onda quando a mare enche? Por isso, proteger as nossas coisas não tem a ver apenas com o evitar de furtos, mas evitar que o que levamos para a praia acabe no fundo do mar por um descuido.
  6. Cumpre as regras - Se a praia onde estás tem zonas protegidas, cumpre as regras que a sinalética te diz. Aproveita as tuas férias, mas continua a proteger a natureza.