Menu
Circular Citri proRESI

Preparar o inverno

2021/12/15

As alterações climáticas são uma realidade e os impactos que causam são cada vez mais notórios. Longos períodos de seca, seguidos de longos períodos de chuvas começam a ser uma constante, com a crescente descaraterização das estações do ano.

Com o verão de São Martinho cada vez maior e um outono cada vez mais seco, é de esperar um maior volume de chuvas no Inverno. Este fenómeno, se não for acompanhado de uma manutenção constante das redes de saneamento, leva a situações de entupimentos e inundações.

A necessidade de um comportamento consciente da população assume um papel cada mais importante. A reciclagem, a colocação dos resíduos nos respetivos contentores, são uma ajuda importante, não só para a mitigação das alterações climáticas, como no combate à poluição das redes de saneamento.

Os cotonetes, as máscaras, os toalhetes, entre outros, devem ser colocados nos contentores de resíduos indiferenciados, e não enveredar pelo facilitismo de os despejar na sanita.

Apesar de existirem organizações com capacidade para prestar serviços de saneamento e de limpeza industrial, ideais para resolver os problemas criados nesta altura do ano, é fundamental continuar a sensibilizar a sociedade para comportamentos mais cívicos, como a separação de resíduos e a respetiva reciclagem.

Outra questão ainda é a poluição das águas e é por isso que o tratamento das águas residuais se revela tão importante para os ecossistemas. Atualmente, os sistemas de saneamento já conseguem promover a reutilização da água, o que antevê uma nova oportunidade para a reutilização de água em regas, lavagens de ruas, entre outros.

Pôr os resíduos no sítio certo é uma grande ajuda para evitar as cheias e para diminuir a poluição das águas. A época das chuvas fortes aproxima-se e pensar na prevenção das inundações é importante. Pequenos gestos ajudam muito o ambiente.