Menu
Circular Citri proRESI

Portugueses Entre os Mais Informados Sobre as Consequências das Alterações Climáticas

2024/8/9

Os portugueses destacam-se entre os cidadãos da EU como estando entre os mais informados quanto às consequências das alterações climáticas. Este é um facto conhecido através de um inquérito recente do Banco Europeu de Investimento (BEI) que procurou apurar o conhecimento dos cidadãos europeus quanto às alterações climáticas.

O crescimento da compreensão sobre as alterações climáticas é fundamental para a adoção de práticas sustentáveis e a promoção de políticas ambientais eficazes. Os portugueses demonstraram estarem informados sobre os efeitos negativos destas para o meio ambiente.

O conhecimento sobre as alterações climáticas deve influenciar positivamente os comportamentos individuais – algo que ainda falha nos cidadãos portugueses. Devem ser promovidas práticas a adotar para reduzir a sua pegada ecológica, como a utilização de energias renováveis, a redução do consumo de plástico, a promoção da reciclagem e a adoção de meios transportes mais sustentáveis, como o transporte público. Estas ações refletem um compromisso crescente com a proteção do meio ambiente e na luta contra as alterações climáticas.

A educação e a informação desempenham também um papel essencial neste processo. Campanhas de sensibilização, programas educativos e a cobertura mediática têm contribuído para aumentar o nível de conhecimento da população. Esta informação capacita os cidadãos a tomarem decisões mais informadas que promovem a sustentabilidade ambiental.

A Blueotter assinala com agrado este elevado nível de consciência ambiental entre os portugueses. Estamos comprometidos em continuar a promover a educação ambiental e a apoiar iniciativas que incentivem práticas sustentáveis, tal como a manter um modo de ação que promove e respeita a sustentabilidade do nosso planeta.