Portugal está longe de cumprir as metas de reciclagem. Segundo uma notícia do ECO, apenas 23% dos resíduos são reciclados, enquanto 77% vão para o lixo comum. As metas da União Europeia pedem que, até 2025, 55% dos resíduos sejam reciclados.
A falta de reciclagem traz vários problemas. Para o ambiente, a existência de mais lixo em aterros polui o solo e as águas, e a queima de lixo não reciclado emite gases que pioram as alterações climáticas. A economia também é afetada, visto que a falta de reciclagem desperdiça recursos como plásticos, vidros, papéis e metais, aumentando assim os custos de gestão de resíduos e perdendo oportunidades de receita.
É importante agir para mudarmos este cenário. Ações de educação e sensibilização sobre a importância da reciclagem, desde as escolas até às empresas, formam cidadãos com maior consciência para os temas da sustentabilidade. Os Municípios e as empresas de recolha, ao investirem em mais ecopontos e na modernização das instalações de triagem, farão também um caminho de aumento da sua eficiência e da capacidade de reciclar mais resíduos. A criação de incentivos financeiros que promovam a reciclagem e o reforço das leis sobre a gestão de resíduos será outro meio de garantir o cumprimento das normas que Portugal deve cumprir.
A Blueotter está comprometida em promover a reciclagem e a sustentabilidade, ajudando a construir um futuro mais verde e sustentável. É possível aumentar a reciclagem e cumprir as metas!