Menu
Circular Citri proRESI

É de Pequenino que se Cuida do Ambiente

2021/4/23

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação que deve ser de todos, devendo ser estimulada desde a mais tenra idade, de forma a tornar-se uma realidade nas ações quotidianas nos adultos de amanhã.

Com efeito, é fundamental incutir hábitos ecologicamente sustentáveis desde a primeira idade, sendo mais simples do que pensamos incorporá-los no dia a dia das crianças. Vejamos algumas sugestões práticas de como podemos ajudar os mais pequenos a serem mais amigos do ambiente.

  1. Separar o lixo. Ensinar as crianças a separar o lixo, explicando-lhes o código de cores, o que é reciclável e o que é orgânico, tentando falar também da composição dos materiais e de quanto tempo demora a decomposição de cada um. Fazer uma visita a uma unidade de valorização e tratamento de resíduos pode ser uma boa maneira de ajudar a explicar a questão.
  2. Poupar água. Passa por ações tão simples quanto tomar banhos mais rápidos, não deixar a água a correr quando lava os dentes ou fazer uma utilização racional quando lavamos o carro. Estas pequenas ações podem levar à poupança de milhões de litros de água.
  3. Economizar energia. Desligar as luzes das divisões da casa que não estão a ser usadas, retirar os aparelhos da ficha quando estão com a bateria carregada ou desligar a televisão quando ninguém está a ver permite poupar muita e energia.
  4. Evitar o consumismo. Ajuda a educar as crianças na moderação e, ao mesmo tempo, é uma maneira de cuidar do meio-ambiente. Para além disso, apostar na reutilização de materiais como brinquedos ou roupas, evita o desperdício de recursos naturais.
  5. Incentivar o uso de meios de transporte amigos do ambiente. Andar de bicicleta ou outro meio de transporte elétrico em detrimento de transportes que usem combustíveis fósseis é uma ótima forma de proteger o ambiente e reduzir as emissões de carbono.
  6. Conhecer a natureza. Passear com os mais pequenos e mostrar-lhes aquilo que a natureza tem de fascinante, ajuda a perceber com exemplos concretos por que é preciso proteger o planeta e é uma parte da formação que não deve ser descurada.
  7. Plantar uma árvore. Explicar a importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema e para a limpeza do ar atmosférico das cidades.

Na Blueotter guiamos a nossa atuação no sentido de combater as alterações climáticas e defender um Planeta vivo e sustentável. Ao mesmo tempo, entendemos que é muito importante sensibilizar os adultos de amanhã para esta realidade, através de ações simples mas plenas de significado.