A Black Friday é um dos momentos do anos em que mais se faz compras, com milhões de pessoas a aproveitarem os descontos e promoções. No entanto, muitos consumidores começam a questionar os impactos ambientais deste consumo em massa. Mas será possível aproveitar a Black Friday de forma mais consciente? A resposta é sim. Com pequenas mudanças nos hábitos de compra, é possível aproveitar os descontos e as promoções com o equilíbrio de optar por escolhas mais sustentáveis.
O primeiro passo para uma Black Friday sustentável é planear que artigos quer aproveitar com antecedência. As compras impulsivas são um dos maiores problemas desta altura, levando a compras desnecessárias e a produtos que, muitas vezes, acabam no lixo. Fazer uma lista do que realmente precisa e manter-se fiel a essas escolhas ajuda a evitar as compras por impulso.
Outro ponto importante a considerar são as opções de entregas. O grande aumento de compras online aumenta as emissões de carbono, face à necessidade de transporte das encomendas até ao seu destino. No entanto, este é um problema que pode minimizar, ao optar por entregas na loja para levantamento. Deste modo, não só poupa um pouco mais o ambiente, como provavelmente poupará um pouco mais na sua carteira.
Outro método de aproveitar os descontos desta data de um método mais sustentável passa por comprar produtos em segunda mão. Plataformas de venda de artigos usados têm vindo a crescer e seguem a mesma tendência de promoções da Black Friday. Ao comprar em segunda mão, prolonga-se a vida útil dos produtos e evita-se a necessidade de fabricar novos, poupando também a necessidade de utilizar novos recursos. Esta reutilização promove um sistema de economia circular que valoriza o reaproveitamento e redução de consumo de novos resíduos.
A Blueotter acredita que o consumo consciente é a chave para um futuro mais equilibrado. Com a adaptação de novos hábitos, é possível aproveitar a Black Friday de forma sustentável, contribuindo para um planeta mais verde e para uma economia mais responsável.