A sustentabilidade tornou-se uma necessidade incontornável para a gestão de resíduos. Os avanços são cada vez mais abrangentes e prometem mudar o setor com inovação e responsabilidade ambiental.
Em 2023, cientistas suecos desenvolveram um novo método de reciclagem para baterias de veículos elétricos que recupera 100% do alumínio e 98% do lítio. O processo não utiliza produtos químicos caros nem nocivos. Este novo método promete ser uma mudança estrutural na reciclagem de baterias, contribui para a prática da economia circular e alivia a dependência de recursos não renováveis. Leia a notícia da Euronews, aqui.
Este problema agrava-se devido ao nível de toxicidade do material reiclado. A Greenpeace alertou para o aumento da toxicidade dos plásticos reciclados em comparação com os originais, destacando a necessidade de abordagens inovadoras que não só reciclem, mas também minimizem o impacto ambiental.
A Blueotter está atenta às inovações globais, com o interesse de explorar novas tecnologias e parcerias estratégicas que nos permitam melhorar cada vez mais os nossos serviços de gestão de resíduos.