Os equipamentos elétricos, devido à sua composição, são extremamente poluentes e devem ser reciclados e recolhidos corretamente. A inadequada gestão destes equipamentos pode, não só afetar o ambiente, como também a saúde humana e a biodiversidade. Assim, é crucial promover práticas de reciclagem e recolha adequadas para minimizar os impactos negativos associados aos equipamentos elétricos em fim de vida útil.
Em 2023, foram recolhidas 27 mil toneladas de equipamentos elétricos. Este valor representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior. No entanto, as metas europeias não estão a ser cumpridas, uma vez que são produzidas 100 mil toneladas de equipamentos anualmente em Portugal.
A Associação Eletrão sugere que muitos equipamentos estão esquecidos em gavetas, garagens e sótãos nas casas dos portugueses e destaca o problema do mercado paralelo, onde milhares de toneladas de equipamentos são desviadas anualmente, representando riscos para a saúde pública e para o ambiente.
A Blueotter compromete-se a colaborar diretamente com todos os setores da sociedade para alcançar metas mais ambiciosas em matéria de reciclagem e para a preservação do ambiente para as gerações futuras.
Através dos nossos serviços de Gestão Global de Resíduos, temos como principal missão garantir a reciclagem de resíduos de modo a assegurar a minimização do impacto ambiental e promover a economia circular.