A sustentabilidade deve ser sempre um dos fatores que pesam na nossa decisão quando optamos por comprar um bem de consumo. No que toca a bens tecnológicos, nomeadamente produtos eletrónicos, optar por aparelhos recondicionados é uma escolha que prioriza a sustentabilidade – além de ser financeiramente mais acessível. Ao optar por um aparelho recondicionado em vez de um aparelho novo, poupa recursos naturais que são gastos para a produção de novos bens, poupando assim esses mesmos e prolongando-os no seu uso.
Um estudo efetuado pela International Data Corporation (IDC) Europe revela a importância ambiental de optar por recondicionados: a compra de um smartphone recondicionado reduz o impacto ambiental anual de 91% a 55% face a um smartphone novo – pode ler mais sobre este estudo através desta notícia do Público.
Na notícia são ainda divulgados outros dados de vários estudos que demonstram os fortes impactos ambientais positivos consequentes das escolhas por opções recondicionadas de mercado.
O consumo é uma necessidade para o nosso bem-estar. Mas é importante que este seja feito com base nas melhores opções que promovam a sustentabilidade do ambiente. A Blueotter revê-se neste modo de estar, promovendo opções sustentáveis e de reciclagem que diminuam os impactos ambientais.