Menu
Circular Citri proRESI

Beatas de cigarro: um resíduo invisível

2023/7/4

As beatas de cigarro são um dos resíduos mais comuns. Todos os anos, estima-se que cerca de 1.2 milhões de toneladas de beatas são depositadas indiscriminadamente no meio ambiente, o que representa um dos maiores problemas ambientais em todo o mundo.

Estes pequenos resíduos são na sua maioria compostos por filtros de acetato de celulose, um tipo de plástico cuja decomposição pode demorar até 10 anos. Além disso, as beatas contêm substâncias tóxicas, como a nicotina e o alcatrão, prejudiciais aos diferentes ecossistemas e à saúde humana, através da poluição dos solos e dos aquíferos.

Reduzir o número de beatas descartadas no ambiente é fundamental para uma melhor gestão de resíduos. Por serem resíduos de pequena dimensão, quando misturados com outros tipos de lixo, dificultam o processo de reciclagem e a separação adequada dos materiais.

É, por isso, importante encontrar soluções sustentáveis, que respondam à necessidade de reduzir este tipo de resíduos em locais indiscriminados. Entre as várias ações, destaca-se a necessidade de promover políticas públicas focadas na consciencialização, educação e incentivo a comportamentos responsáveis na correta deposição das beatas. Um exemplo disso é a disponibilização de cinzeiros nas praias, para depositar cinzas, armazenar as beatas e posteriormente descartar os resíduos de forma correta e responsável.

Na Blueotter, no âmbito do nosso compromisso de proteger o ambiente, reforçamos a importância de todos colaborarem para a redução do número de beatas depositadas indiscriminadamente, pela saúde de todos nós e do nosso planeta.