Menu
Circular Citri proRESI

Aumento das substâncias químicas dos plásticos nos alimentos

2024/3/22

De acordo com um relatório publicado por uma equipa de cientistas europeus, em 2024, a quantidade de substâncias químicas derivadas de plásticos é superior ao que se estimava. Se o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) indicava 13 mil substâncias químicas presentes nos plásticos, agora, são, pelo menos, mais três mil as detetadas - desde embalagens de alimentos a brinquedos e dispositivos médicos.

Segundo a co-autora e diretora-geral da organização suíça sem fins lucrativos Food Packaging Forum, Jane Muncke, “Para resolver de forma eficaz o problema da poluição por plásticos, é necessário ter em conta todo o ciclo de vida dos plásticos e abordar a questão dos produtos químicos". Este relatório foi financiado pelo Conselho de Investigação Norueguês (pode ler a notícia completa aqui).

A Blueotter opera diariamente, aplicando as melhores técnicas de triagem e reciclagem, respeitando as normas e recomendações da União Europeia, de forma a valorizar os resíduos e a fomentar o desenvolvimento sustentável.