A economia circular resume-se no reaproveitar de materiais e de produtos através do recondicionamento, renovação e reciclagem. Este método ajuda a reduzir o lixo e o impacto no ambiente através desta nova vida que damos aos nossos artigos.
A economia circular é uma forte base na gestão de resíduos, através destas práticas que dão uma nova vida aos produtos. Por exemplo, a reciclagem de plásticos permite que estes materiais sejam reintroduzidos num novo ciclo de uso. Desta forma, reduz-se a necessidade de extrair novos recursos naturais para a produção de novo plástico para fazer um novo produto. Outras iniciativas, como o recondicionamento de eletrodomésticos – mais popular entre os telemóveis e gadgets – permitem que eletrodomésticos já utilizados, mas com um determinado nível de qualidade possam ser novamente adquiridos, aumentado assim o seu tempo de ‘vida’, e poupando os recursos que seriam necessários para a produção de um novo modelo.
A própria produção dos produtos é já influenciada pela economia circular. As empresas começam a adotar estratégias de “ecodesign”, consistindo na produção com um design a pensar na sustentabilidade e que torne o produto mais durável e mais fáceis de serem reparados.
Na Blueotter adotamos as melhores práticas de Reciclagem, de modo a contribuir para a economia circular, e promovendo um planeta mais sustentável.