Menu
Circular Citri proRESI

A gestão de resíduos para um futuro melhor

2022/6/24

Ano após ano, a produção de resíduos urbanos continua a aumentar, o que leva ao surgimento de novos desafios no caminho para um futuro sustentável. Algumas das causas para este efeito são o aumento da população, desperdícios em processos de produção, casos de obsolescência, consumo em massa de produtos, práticas de marketing pouco sustentáveis, entre outras.

Apesar da diminuição da atividade industrial durante a pandemia, deparámo-nos com uma nova realidade, especialmente no que diz respeito a materiais descartáveis e de utilização única, por exemplo, equipamentos de proteção individual como as máscaras e luvas de plástico.

Em declarações sobre a falta de ação para diminuir a produção e valorizar os resíduos antes e durante a pandemia, Maria Neira, Diretora do Ambiente, Alterações Climáticas e Saúde da Organização Mundial de Saúde, assumiu que “a COVID-19 forçou o mundo a encarar as lacunas e os aspetos negligenciados do fluxo de resíduos e da forma como produzimos, utilizamos e descartamos os nossos recursos de cuidados de saúde, do berço à sepultura”.

Uma gestão responsável e aplicada dos resíduos traz vários benefícios para a comunidade e para as empresas, particularmente a indústria, por permitir a redução de custos de recursos e matérias-primas, a otimização de processos, bem como a redução nos riscos de contaminações.

No Grupo Blueotter procuramos encontrar sempre as melhores soluções, implementando as melhores práticas internacionais que valorizem os resíduos e diminuam os desperdícios. Com mais de 40 anos de experiência em gestão de resíduos industriais, a Blueotter assume-se como uma referência para o mercado na implementação de soluções eficientes e sustentáveis que permitem a otimização de recursos nos seus clientes e contribuem para o combate às alterações climáticas.