Menu
Circular Citri proRESI

Um futuro sustentável passa por uma gestão eficiente dos resíduos

2022/4/28

Permitir que as gerações presentes satisfaçam as suas necessidades sem que, com isso, coloquem em causa a possibilidade de gerações futuras virem a satisfazer as suas próprias necessidades é um dos princípios basilares do Desenvolvimento Sustentável. Esta é, aliás, uma das definições que a WWF - World Wide Fund for Nature atribui a este conceito, justificando que o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Este é um ideal que muitas vezes parece estar comprometido, seja pela sua difícil operacionalização ao nível ambiental, social, económico e até mesmo político.

Neste sentido, a Comissão Mundial para o Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, aprovou em setembro de 2015 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), que se assumem atualmente como o principal documento de política internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. No seu conjunto, são 17 os objetivos que todos os países do mundo deverão implementar até 2030 e que englobam também 169 metas para erradicar a pobreza e promover um ambiente com condições adequadas a toda a sociedade, dentro dos limites que o planeta pode comportar.

A gestão de resíduos está intrinsecamente ligada aos objetivos definidos para um desenvolvimento sustentável até 2030, contribuindo diretamente para os ODS’s 6 e 12, Água e Saneamento e Produção e Consumo Sustentáveis, respetivamente.

Este processo viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo, assim, para a redução dos níveis de poluição ambiental e da utilização dos recursos naturais, economizando energia e matérias-primas – ações que contribuem, e muito, para o desenvolvimento sustentável.

Ao fazer a gestão eficiente dos resíduos, tratando-os e valorizando-os, a Blueotter é um agente promotor do desenvolvimento sustentável, ao privilegiar soluções de valorização e reciclagem de resíduos nos seus Centros de Receção que cobrem o País, reduzindo as quantidades de deposição de resíduos em aterro.