Os parques naturais desempenham um verdadeiro papel de ‘Arca de Noé’ na proteção da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental. Esta proteção leva a que estes parques sejam ambientes de uma riqueza natural rara, promovendo excelentes espaços para lazer – conciliando essas duas necessidades.
Em Portugal, registam-se 13 parques naturais: Alvão, Arrábida, Douro Internacional, Litoral Norte, Montesinho, Ria Formosa, Serras de Aire e Candeeiros, Sintra-Cascais, Serra da Estrela, Serra de S. Mamede, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Tejo Internacional e Vale do Guadiana.
Como referido, estes parques naturais conseguem unir a urgência de preservação da natureza e da consciência ambiental e o equilíbrio biológico com a manutenção de serviços – nomeadamente serviços turísticos – sendo que estes terão sempre também uma vertente de promoção da sustentabilidade, visto esta ser um dos fatores da continuidade dessa atividade.
A Blueotter associa-se ao Dia Europeu dos Parques Naturais, comemorado desde 1999 a dia 24 de maio. A preservação e sustentabilidade ambiental são fatores chave para garantir um futuro mais sustentável para o nosso planeta.