Num ano que se verifica de seca severa e extrema, é importante perceber que a gestão eficiente dos resíduos se traduz numa gestão mais eficaz dos recursos hídricos.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), em junho, cerca de 28% do território português encontrava-se em situação de seca extrema e 14 albufeiras apresentavam disponibilidades hídricas inferiores a 40%.
Neste sentido, importa compreender que existem algumas medidas que se podem implementar de modo a reduzir o consumo de água e, consequentemente, diminuir a quantidade de resíduos desperdiçados.
Para diminuir a produção excessiva de resíduos e, consequentemente, reduzir a pegada hídrica há práticas simples que podemos colocar em prática. Uma delas passa por optar pelo consumo de água da torneira e, outra, por reciclar as garrafas de plástico. Sabia que, por cada litro de água engarrafada que compra, é gasto o triplo no seu processo de produção?
A BLUEOTTER privilegia a valorização e a reciclagem dos resíduos, implementando e fomentando soluções para uma gestão eficiente destes, posicionando-se como um agente promotor de um futuro mais sustentável, para todos.