Com o passar dos anos, a produção mundial de resíduos tem aumentado. Grande parte dos resíduos descartados são plástico, que se têm descoberto nos locais mais inusitados: dos oceanos às montanhas mais altas.
Foi, nesse sentido, que Luc Boisnard fundou a associação Himalayan Clean-up, com o objetivo de despoluir os picos que “se tornaram gigantescos depósitos de lixo”. Em 2010, Boisnard e um colega escalaram o Evereste e, em maio deste ano, procederam à segunda expedição, ao Makalu.
Das duas escaladas, com o auxílio de cerca de dez sherpas, “resgataram” dos picos 3,7 toneladas de resíduos, dos quais 45% eram plásticos – 1 100kg em Makalu e 550kg em Annapurna.
Também a Blueotter destaca o seu empenho no combate às alterações climáticas, adotando medidas europeias e nacionais, como guias de atuação, para implementar as melhores e mais eficientes práticas ambientais. Pretendemos responder às necessidades dos portugueses e oferecer as melhores soluções para uma gestão sustentável dos resíduos e, assim, proteger os recursos naturais do país e do mundo.